13/05/2014
Inicialmente, não devemos esquecer que a combinação vinho-comida é, acima de tudo, uma questão de gosto pessoal, pois o nosso paladar é indefinível, portanto, subjetivo. Assim, todos têm o direito de consumir os pratos prediletos com os vinhos que mais gostem. Afinal, o mais importante é buscar a diversão que comida e vinho devem proporcionar.
Combinações Consagradas
Ainda que se deva respeitar o livre arbítrio, existem determinadas combinações vinho-comida que são consagradas, pois geram resultados que agradam à maioria das pessoas que as experimentam.
Qual o Fenômeno?
O fenômeno por trás das combinações consagradas é o da interação entre os componentes presentes no vinho e na comida. Tal interação entre os componentes do vinho e da comida pode gerar: atenuação, exacerbação, neutralização ou a criação de novos sabores (bons ou ruins).
Diretrizes Básicas:
*Carne vermelha ou de caça com vinho tinto.
*Peixes e frutos do mar com vinho branco ou rosé.
*Doces/sobremesas com vinhos doces.
*Combinar pratos e vinhos da mesma região costuma ser uma boa alternativa de harmonização, mas não uma obrigação.
*Cada prato acompanhado de um vinho (sempre uma boa idéia, mas cuidado com o custo!).
10/06/2013:
Abrindo o vinho
- Corte a tampinha do gargalo e limpe possíveis impurezas em volta. Use os tipos mais modernos de saca-rolhas, que dispensam o uso de força e o apoio no bico da garrafa e possuem uma espiral helicoidal sem o “pino” central (semelhante a um prego com espiral em volta). Prefira os abridores com espiral de teflon flexível. O cuidado na escolha do abridor é realmente muito importante, pois evita que a rolha seja danificada (ou arrombada) na abertura do vinho!
Leia mais10/06/2013:
Armazenando o vinho
- As garrafas devem permanecer inclinadas ou deitadas, pois de pé a rolha de cortiça seca e permite a entrada de ar externo, o que acelera a oxidação do vinho. Faz-se necessário manter o vinho em lugar fresco, longe da luz direta (preferencialmente no escuro) e da umidade excessiva. Vibrações como as de geladeiras são prejudiciais à boa conservação do vinho.
Leia mais10/06/2013:
Quando a rolha se partir
- Isto não é o fim! Segure a garrafa com firmeza e use de delicadeza e ângulo para ir tirando aos poucos a rolha. Assim, você evita que outros pedaços caiam dentro da garrafa. Verifique se a rolha está deteriorada - e possivelmente o vinho também, ou é somente uma rolha de baixa qualidade.
Leia mais